Biografia

Aluísio Machado (Alcides Aluísio Machado) Nascimento: 13/4/1939 Campos, RJ Compositor. Cantor. Aos 14 anos começou a desfilar pela Império Serrano. Desfilou também como passista e mestre-sala na Imperatriz Leopoldinense. Integrante da Ala de Compositores da Império Serrano, para a qual compôs alguns clássicos do samba-enredo. Trabalhou como estofador. Foi funcionário do Tribunal Marítimo, onde trabalhou como arquivista, antes porém, trabalhou na contabilidade.". Aluisio Machado terá sua biografia lançada pela autora petropolitana Catarina Maul, jornalista responsável pela obra, O nome da obra não poderia ser outro: ‘Aluisio Machado – Saudações Imperianas’, pois na vida incomum e rica de acontecimentos do ícone Aluisio, somente uma coisa pode ser previsível, a sua forma de se despedir e encerrar o assunto. Quando Aluisio Machado diz “Saudações Imperianas” é hora de ir embora. Baluarte do samba ainda em plena atividade, nos presenteando com suas poesias e com seus shows onde mais do que cantar, ele dança, faz o verdadeiro miudinho, conta casos e deixa a todos com um gostinho de quero mais

18 comentários:

  1. Esse é um GRANDE BAMBA DO SAMBA! Aluisio Nachado do Império Serrano e de todos os Sambas! Saudações Imperianas!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um GRANDE BAMBA DO SAMBA! Aluisio Nachado do Império Serrano e de todos os Sambas! Saudações Imperianas!

    ResponderExcluir
  3. FELIZ INÍCIO DE SEMANA PARA TODOS.SAUDAÇÕES IMPERIANAS!!!

    ResponderExcluir
  4. Aluisio,vc e e sempre foi compositor muito talentoso.E para mim honra ser sua amiga.
    Bjs e Saudacoes Imperianas.
    ANNA DA POLONIA.

    ResponderExcluir
  5. Superescolas de samba

    POR Maria Luisa Barros

    Rio - Superescolas de Samba S.A.. Super-alegorias. Escondendo gente bamba. Que covardia! Com uma canção em tom de desabafo, o Império Serrano fez, em 1982, um dos mais belos sambas do Carnaval carioca — ‘Bum, bum, paticumbum, prugurundum’. Era uma crítica ao gigantismo e ao luxo das agremiações que estavam dominando a festa do Momo no final dos anos 70. O enredo em forma de protesto foi um sucesso tão estrondoso que o Império saiu da última posição para o primeiro lugar. Mas não tirou o brilho da Beija-Flor de Nilópolis, que nasceu pequena no município da Baixada e, em oito anos, conquistou cinco campeonatos.
    Carnaval campeão da Beija-Flor, em 1978 | Foto: Divulgação
    Carnaval campeão da Beija-Flor, em 1978 | Foto: Divulgação

    O terceiro capítulo da série 80 anos de Desfiles das Escolas de Samba lembra que por trás dos grandes desfiles, estavam carnavalescos, como o mago Joãosinho Trinta, Arlindo Rodrigues e Fernando Pinto, e o patrocínio dos bicheiros, entre eles, Aniz Abraão David, o Anísio, (Beija-Flor), Luiz Drumond (Imperatriz) e Castor de Andrade (Mocidade).

    Em 1975, o contraventor Anísio contratou Joãosinho e Laíla para levantar a Beija-Flor. No ano seguinte, a dupla levou para a Avenida um espetáculo memorável — ‘Sonhar com Rei dá Leão’ — em homenagem ao jogo do bicho e faturou o título. A escola foi acusada de fazer apologia ao crime e duramente criticada pelo luxo excessivo. “Pobre gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual”, rebateu Joãosinho. A parceria com Laíla rendeu o tricampeonato (1976, 1977 e 1978). Foi a primeira vez que uma escola furava a hegemonia das grandes (Portela, Mangueira, Império e Salgueiro). Em 1977, a Portela ficou em segundo, perdendo novamente para a Beija-Flor.

    Com a bênção do patrono Luizinho, a Imperatriz levou o bicampeonato em 1981 e entrou para a elite do samba. Dois anos antes, a Mocidade foi a campeã, com o enredo ‘Descobrimento do Brasil’, também de Arlindo Rodrigues. O historiador Hiram Araújo, diretor do Centro Cultural da Liesa, era diretor de Carnaval da Portela, em 1977, e lembra a derrota. “Fui chamado antes do desfile por um macumbeiro da escola. Tinha que tomar cachaça e desenterrar uma cabeça de bicho que estava impedindo a vitória da Portela. Não fiz. Perdemos por um ponto para a Beija-Flor, no último quesito que era justamente o meu, enredo. Foi uma coincidência”, ri.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    Entre 1999 e 2010 tive um espaço aqui em Curitiba/litoral do Pr, chamado CimplesÓcio, dedicado a divulgaçao e tematica voltada 100% ao Samba e Choro mais tradicionais, fechei pela dificuldade de mercado, negligencia administrativa, etc., entre outras coisas.   
    - Há uma semana estou fazendo um projeto com lei do incentivo no MinC para reabertura do CimplesÓcio em 2013 - rodas de samba e choro, salvaguardando a tradição, alternadas e quinzenais. numa programação anual. A principio, dependendo da aprovação e captação com inicio em jun/2013 e termino em maio/2014. 
     Sei que é dificil a captação mas vou tentar e já fica pronto para entrar em qualquer edital de empresa privada que solicite numero do Pronac/Rouanet . É coisa para mexer com Curitiba. 
    Apesar do local atender não mais que 200 pessoas, é bem rustico com varias informações da historia e personagens do samba e choro, simples, semi-aberto, ideal para o formato "rodas". Ainda tem um publico que gosta de musica e pede sua reabertura; respeitado ainda hoje na cidade pela busca da qualidade e tradição musical dos dois generos, o que pode ser um item par aprovação junto ao MinC. 
    O resumo da idéia é a seguinte:
    Objetivo didatico/social - sexta-feira a tarde - com músicos do grupo divididos em 02 ambientes/02 grupos
    - 01 uma apresentação de 1h para crianças de escolas publicas; 
    - 01 oficina dividida em: a) cordas; b) percussão
     com duração de 2h para musicos locais - na sexta a tarde;
    Festa e Samba (comida/cerveja e roda de samba) - sabado a tarde: 
    -  duração de 3 horas - 03 entradas de 01 hora 
    -  
    Acho que era isto mais ou menos o resumo. Se topar, preciso da idéia de cache e curriculo, que agora ja vi e li por inteiro.  
    -- Abraço

    Anildo Guedes
    Cimples Ócio
    41 9931-7820 / 3357-2690
    blog: http://cimples-ocio.blogspot.com
    facebook: https://www.facebook.com/cimplesocio

    ResponderExcluir
  7. Um grande sambista ,pessoa de enorme importancia para a música.Sua fã RENATA

    ResponderExcluir
  8. Saudações musicais, www.amantesdosamba.com

    ResponderExcluir
  9. Sou um amante do Samba, do Bom Samba, e sem dúvida você está incluído nesses bons sambas!!! Me arrisco a compor e brinco de ser sambista, e uma das letras que admiro muito dentre todos, e gostaria de ter feito, é o "Minha Filosofia"...QUE MARAVILHA DE SAMBA!!! PARABÉNS!!!
    Saudações!!! Rubinho Mota (Baixada Santista/ Panela do Samba Sorocaba)

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito dos seus sambas você é um grande artista meu amigo

    ResponderExcluir
  11. Hoje (08/02/2020) São Gonçalo está abrindo o seu carnaval com a Banda Gonça completando 20 anos de existência, homenageando um grande ícone da MPB, em especial o nosso Samba.
    Obrigado ao ilustre Imperiano e Mestre Aloisio Machado!

    ResponderExcluir